mito das serpentes



Relato: “A Jibóia, quando ameaçada ou em busca da sua presa, elimina um bafo venenoso capaz de imobilizar e até mesmo matar sua presa ou agressor. Esse bafo vem acompanhado de um “urro” característico, mostrando assim seu poder agressivo”


Verdade: Em primeiro lugar deve-se saber que a Jibóia (Boa constrictor constrictor) não é uma serpente peçonhenta. Sendo assim não possue canal inoculador de veneno nem glândulas secretoras do mesmo. Mata suas presas por constrição, enrolando-se ao corpo da vitima e comprimindo a mesma até que essa fique imobilizada.


Quando se sente ameaçada, expira o ar dos pulmões com muita força, que ao passar pela glote produz um ruído característico. O “Bafo da Jibóia” nada mais é do que a eliminação violenta do ar contido em seus pulmões, não havendo veneno ou toxidade alguma nesse ar eliminado. Como mecanismo de defesa, algumas vezes esse fenômeno pode vir acompanhado de uma mordida.



“Cobra Engarrafada”




Relato: “É muito comum encontrar em bares, principalmente no interior do estado, garrafas de bebidas alcoólicas contendo uma cobra morta em seu conteúdo. Essa bebida tem poderes afrodisíacos e medicinais. Aqueles que a bebem buscando seus poderes afrodisíacos, tem a sua libido e virilidade aumentadas. Muito utilizado por pessoas com problemas de impotência ou insatisfação sexual. Seus poderes medicinais são usados em pessoas que foram mordidas por cobras. Aplica-se essa bebida no local da picada e dá-se um pouco para que a vitima beba, neutralizando assim a ação do veneno.”


Verdade: Relato muito comum e imensamente difundido na cultura brasileira.


A utilização de uma serpente curtida em uma bebida alcoólica em nada altera as propriedades da bebida, ou seja, não a torna nem afrodisíaca e nem medicinal. A serpente muitas vezes é vista como símbolo sexual devido ao isomorfismo da sua constituição oblonga, fálica, a sugere como símbolo Kundalini hindu – reservatório energético que se encontra na espinha dorsal do homem (a serpente de nossa energia sexual). Também a serpente tântrica, da qual a libido da teoria freudiana é a formulação ocidental. E as propriedades médicas são associadas pelo uso da serpente como símbolo da medicina.


Lembrando que, como escrevi no artigo “Animais Peçonhentos” nessa mesma seção, não se devem usar quaisquer substâncias ou produto no ferimento por picada de animais peçonhentos e também não dar substâncias alcoólicas para vitima ingerir, podendo muitas vezes agravar o quadro clínico da mesma.



“Sucuri engole um Boi”




Relato: “Há inúmeros relatos de pessoas que viram uma enorme cobra (Sucuri) engolindo um boi. Muitas pessoas têm medo dessa serpente e sua fama já chegou a vários países citando a sucuri como uma das maiores e mais perigosas serpentes da América do Sul, devido a capacidade da mesma de engolir um boi inteiro.”


Verdade: Apesar de chegar até os 10 metros, o que a coloca entre as 6 maiores cobras do mundo, a Sucuri (Eunectes murinus), não tem a capacidade de engolir um boi. Muitas lendas surgem ao redor desse animal, devido ao seu tamanho. Em 1907 o explorador Sir Percy Fawcett afirmou ter matado uma Sucuri, aqui no Brasil com 18,9 metros. Entretanto, nunca se constatou o fato.


A Sucuri não é peçonhenta e mata sua vitima por constrição. Alimenta-se de aves, jacarés e de mamíferos como capivaras e pequenos bezerros de até 40 kg, mas nunca um boi.



0 comentários to "mito das serpentes"

About This Blog

visitas

Powered By Blogger

.

Seguidores

Web hosting for webmasters